Tabilo iguala Gonzalez 15 anos depois e estreia-se nas ‘meias’ de um Masters 1000 em Roma

Por José Morgado - Maio 15, 2024
tabilo

Alejandro Tabilo, tenista que está a viver a melhor época da sua vida aos 26 anos, escreveu esta quarta-feira mais uma página memorável numa semana inesquecível, ao apurar-se para as meias-finais do ATP Masters 1000 de Roma, em Itália. É a primeira vez que chega ao top 4 de um Masters 1000 e a primeira vez que um chileno chega a esta fase de uma prova desta categoria desde Fernando Gonzalez aqui mesmo em Roma, em 2009…

Num duelo de quartos-de-final surpresa, Tabilo, 32.º ATP mas com estreia no top 25 confirmada, derrotou o chinês Zhang Zhizhen, 56.º ATP, por 6-3 e 6-4, num encontro que controlou desde início e que resolveu com um break em cada set.

O chileno que nasceu no Canadá e cresceu e treinou na Florida durante a juventude vai agora defrontar o vencedor do encontro da noite, entre o alemão Alexander Zverev e o norte-americano Taylor Fritz.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt